quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Empregabilidade

O Wikipédia define empregabilidade como a capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho.

Eu defino empregabilidade como a capacidade de adaptação ao mercado de trabalho. Uma pessoa que tem essa característica desenvolve-se bem em sua área independente das crises e oscilações do mercado.

Para ser empregável é necessário primeiramente que a pessoa saiba o que está fazendo. Que ela tenha paixão por aquilo. Que ela seja sociável e que aprenda a lidar com pessoas.

Não existe característica que não possamos desenvolver. 

Ser empregável e ser líder é algo que podemos desenvolver ser formos persistentes e desejarmos.

Algumas pessoas "nascem" com estas características. São as que nós chamamos lideres naturais. Elas são simplesmente lideres, onde quer que estejam, aonde quer que vão. É fácil reconhecê-lo no meio da multidão. Eles se destacam no grupo mesmo quando isto não é a intenção delas. Mas todas as pessoas podem aprender a ser líder.

Muitos amigos me procuram diariamente para dar dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, como elaborar um currículo, e etc. Tenho trabalhado este tema com os meus alunos ao longo do ano.

Resolvi criar este blog para ajudar a outras pessoas e compartilhar aquilo que venho aprendendo ao longo dos anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário